Só mais um site WordPress.com

>PLANTA CARNÍVORA DIONÉIA

>

A dionéia (Dionaea muscipula) é uma planta carnívora (normalmente come insetos e aracnídeos). A estrutura da captura é formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vênus e papa-moscas.


Habitat
A Dionéia é encontrada em pântanos pobres em nitrogênio no sudeste dos Estados Unidos. O solo pobre em nutrientes é a razão pela qual a planta evoluiu para ter armadilhas tão elaboradas: os insetos fornecem o nitrogênio usado para formar proteínas, papel que o solo onde a planta cresce não cumpre como deveria.
Descrição da planta

A planta tem a forma de uma pequena roseta com cerca de quatro a sete folhas, tem um curto caule subterrâneo. Cada folha chega cerca de três a sete centímetros, depende da época do ano: As folhas mais longas são geralmente formadas após a floração.
É uma planta que faz fotossíntese, e tem um par de lóbulos unidos pela base, como a concha de uma ostra, presas por uma das pontas do fulcro. A superfície interna desses lóbulos (que formam a armadilha em si) contêm um pigmento vermelho anthocyanin e as suas bordas secretam néctar: estas iscas atraem os insetos. Os lóbulos se movimentam com uma rapidez surpreentedente, fechando-se instantâneamente. O mecanismo de captura é disparado quando a presa toca em um dos três pêlos (trichomes) situados na parte interna de cada lado da armadilha. A ativação ocorre quando o pêlo é tocado em rápida sucessão. As bordas da armadilha possuem estruturas semelhantes a cílios bem grossos, que se unem quando a armadilha se fecha evitando que as presas maiores se escapem.

Reino:Plantae


Divisão:Magnoliophyta

Classe:Magnoliopsida

Ordem:Caryophyllales

Família:Droseraceae

Género:Dionaea

Espécie:D. muscipula

ELABORADO POR:Márcia Freitas

FONTE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s