Só mais um site WordPress.com

>A Idade Adulta Dos Veados

>

A Idade Adulta

A estação do namoro:

No principio do Outono, os veados, orgulhosos das suas galhadas recém-estreadas, abandonam a manada e partem á procura de um grupo de fêmeas para o comandarem. Em todo o bosque, sobretudo de noite, ressoa o bramido grave e potente do veado: estes chamamentos amorosos servem para atrair as fêmeas, mas também são um desafio para os veados rivais. Parecem, ao mesmo tempo, mugidos de vaca e rugidos de leão.
O choque das hastes:

Muitas vezes, atraidos por uma manada de fêmeas, os machos lutam entre si. Ameaçadores e agressivos, com os olhos esgazeados, os dois rivais golpeiam-se com as galhadas, mas, se não conseguem desembaraçá-las, ambos os adversários podem morrer de exaustão. Não obstante, se um dos dois vence o outro, terá direito a procriar com as fêmeas da manada.

Machos e fêmeas separados:

Entre os dois e os três anos de idade, os jovens veados abandonam a mãe. As fêmeas intregram-se numa manada comandada pela mais velha. Os machos, por seu lado, vão á procura de uma manada comandada pelo veado maior e mais forte.

Um inverno agreste:

Exausto e faminto por causa das suas aventuras amorosas, durante as quais nem sequer se lembrou de comer, o veado penetra no bosque e sente-se de novo indiferente as fêmeas. Muito fraco, refugia-se num recanto secreto e seguro. Pouco a pouco, irá recuperando as forças para ir á procura de alimento, que, durante o Inverno, pode escassear.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s