Só mais um site WordPress.com

>Nanotecnologia na medicina

>

Com as doenças que existem hoje em dia, os cientistas têm de encontrar novas maneiras de curá-las. Para isso começaram a utilizar corpos minúsculos. O seu tamanho varia desde substâncias um pouco menores do que células até moléculas pequenas com poucos átomos. Bem-vindos à nanotecnologia!
Nota: 1 nanómetro equivale a 0,000000001 metros. Os objectos utilizados em nanotecnologia medem entre 0,1 e 100 nanómetros.
Cancro: para curar cancro vão-se utilizar corpos minúsculos que carregam um remédio que mata as células cancerígenas. Quando se aproximam da célula a camada que esconde o remédio desaparece e o remédio “ataca”, sem efeitos secundários. Para descobrir se uma pessoa tem cancro ir-se-ão utilizar nano-lagartas que medem apenas 30 nanómetros de comprimento.
Diabetes: o pâncreas produz insulina que diminui a quantidade de açúcar, só que às vezes há demasiado açúcar. Cientistas descobriram como produzir insulina, mas infelizmente a insulina é muitas vezes destruída no sistema digestivo. Para isso foram criadas nano-cápsulas com insulina, que a libertam quando for precisa.
Cegueira: muitas pessoas ficaram cegas devido ao facto do nervo óptico, que liga o cérebro ao olho, partir-se. Só que nanofibras poderão ajudar a reconstruí-lo.

Fonte: 1 e 2: Revista “Illustreret Videnskab” nº 17/2008

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s