Só mais um site WordPress.com

>-Parkour-

>Olá!

Se és jovem, de certeza que este artigo te irá agradar: até porque o parkour tem sido muito divulgado: os famosos mca (morangos com açúcar) têm ajudado a esse facto, com a tripla de Fred, Joel e Miguel. Se não é o caso, vem ler, pois isto não é apenas uma loucura dos tempos livres dos seus filhos, mas sim uma espécie desporto, um desporto alternativo.

O parkour, por vezes abreviado por PK, é um desporto com o princípio de se deslocar de um sítio para outro da maneira mais rápida e eficaz possível, usando sobretudo as capacidades do corpo humano.

Criado para ajudar alguém a superar obstáculos, esses que podem ser quaisquer uns. Desde ramos de árvores e pedras até grades e paredes — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.
Os homens que praticam parkour são reconhecidos como Traceur e as mulheres como Traceuses. Sabias estes termos? =)

Esta actividade nasceu em França, criada por David Belle, e que se assemelha à auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos no seu próprio caminho como se estivéssemos numa emergência.
Deve-se mover, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou de alguma coisa, quer seja escapando de algo ou caçando em direcção a isso. Assim, havendo uma confrontação prejudicial com uma pessoa, terá que conversar, lutar ou esquivar.

Como as artes marciais são uma forma de treino para a luta, o parkour é uma forma de treino para a fuga.
Devido à dificuldade em categoriza-la, os praticantes normalmente colocam-na na sua própria categoria: “Parkour é Parkour”.

Uma importante característica nesta arte está na sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira em que irá gastar menos energia. Eficiência também envolve evitar ferimentos a curto e longo prazo, parte do porque o lema é être et durer (ser e durar).

Bem, espero que tenhas aprendido. Agora, se quiseres praticar, procura profissionais: umas dicas num desporto que pode ser tão perigoso como este, vindas de profissionais, são sempre óptimas. Bem, acho que este artigo fica por aqui….espero que tenhas gostado.
Comenta e continua a pesquisar dentro deste blog, visto que fala de quase tudo. Beijinho, fica bem =’DD

Bem, agora e para acabar…perde mais um bocadinho, e assiste a este vídeo. De certeza de que vais gostas: é impressionante como eles se movem =DD
Se invejares é normal, mas lembra-te: estas pessoas são profissionais. Agora sim, acabámos…. Até ao próximo artigo =)

FONTE
Trabalho realizado por: Cátia Guerreiro

9 responses

  1. >É extraordinário ver estes espantosos atletas em acção.Gostava de ver aqui mais vídeos de Parkour.

    18/12/2008 às 14:46

  2. >Gostaria tanto de fazer Parkour!Seria a segunda Fred. =)Beijinhos

    20/12/2008 às 11:38

  3. >se gostarias de fazes espero que o artigo tenha ajudado.aprendi imenso a faze-lo. parkour nao e so um conjunto de saltos perigosos, e tambem um objectivo: o de nos deslocarmos depressa de um local para o outro, em casos qomo o de fuga.espero que gostem do tema =)

    31/12/2008 às 19:17

  4. >fiqou espantado qm os movimentos?realmente, com criatividade tudo e possivel =)vou tentar qoloqar mais futuramente, obrigadaa pelo conselho

    10/01/2009 às 15:25

  5. >Gostei dos videosÉ bom ver como se movimentam e etc..Só que actualmente, os jovens vêm Parkour nos Morangos com Açucar e sem saber fazer, começam sem as devidas noções ou precauçõesEspero que este artigo lhe abra os olhos (:

    15/01/2009 às 09:20

  6. >Tens razaaO tatiana, muitos jovens têm visto os morangos com açucar e tentado imitar, sem ter qualquer tipo de treinos, precauçoes nem segurança. Este artigo, espero, tratará de os sensibilizar para os perigos que podem ocorrer. Continuem a comentar =)

    15/01/2009 às 09:26

  7. >o video tá espetacular e tenho a mesma a opinião que o professor.também gostava de ver mais videos de Parkour.

    15/01/2009 às 09:41

  8. >Eu gosto de ver isto mas tambem pode ser muito perigoso!gostava de ver mais videos sobre o parkour

    15/01/2009 às 09:41

  9. >Hum….a todos os miúdos e graudos, informo que já segui os vossos conselhos =Dha um novo vídeo destes atletas publicado no blog ;Pda uma viste de olhOs e… COMENTA =D

    17/01/2009 às 15:46

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s